Medicamento Não Sujeito a Receita Médica, indicado no tratamento das infestações por parasitas intestinais, nomeadamente: Necator americanus (ancilostomíase); Ancylostoma duodenale (ancilostomíase); Ascaris lumbricoides (ascaridíase); Enterobius vermiculares (enterobíase ou oxiuríase); Trichuris trichiura (tricocefalíase); Angiostrogylus cantonensis (angioestrongilose); Strongyloides stercoralis (estrongiloidíase); Trichinella spiralis (triquinose); Taenia spp. (teníase)
Modo de utilização
A dose recomendada varia de acordo com o tipo de parasita que o infestou, pelo que será o seu médico ou farmacêutico a decidir a quantidade que deve tomar. - Tratamento de enterobíase: Uma dose única de 5 mL de suspensão oral tanto para crianças como para adultos. Dadas as grandes possibilidades de reinfestação recomenda-se repetir após 2 a 4 semanas. - Tratamento da ascaridíase, ancilostomíase, tricocefalíase e infestações mistas: A dose habitual de mebendazol nestes casos, é de 5 mL de suspensão oral administrada de manhã e à noite durante 3 dias consecutivos, tanto para crianças como para adultos. Caso se observem recidivas o tratamento deverá ser repetido após 3 - 4 semanas. - Tratamento da teníase e estrongiloidíase: Adultos: Embora se tenham obtido resultados favoráveis com a posologia anterior, sugere-se uma dose de 5 mL, 2 a 3 vezes, de manhã e à noite, durante 3 dias de modo a aumentar a percentagem de cura. Repetir o tratamento passadas 2 a 4 semanas. Crianças: 5 mL de manhã e à noite, durante 3 dias. Repetir o tratamento passadas 2 a 4 semanas.
Contra-indicações
Não tome Toloxim: se tem alergia ao mebendazol ou a outros derivados benzimidazois ou a qualquer outro componente deste medicamento, se está grávida ou suspeita poder estar, se está a amamentar. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose não devem tomar este medicamento. Este medicamento não é recomendado para crianças com menos de 2 anos de idade.