Medicamento indicado na contraceção de emergência até 72 horas após uma relação sexual não protegida, ou em caso de falha de um método contracetivo.
Modo de utilização
Ingira o comprimido o mais cedo possível, de preferência nas 12 horas após a relação sexual desprotegida. Pode tomar o comprimido até 72 horas (3 dias) depois da relação sexual desprotegida. Se vomitar nas 3 horas seguintes à toma, repita-a imediatamente. Após a utilização é recomendado o uso de um método contracetivo local (ex: preservativo) até ao aparecimento da menstruação seguinte. Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico antes da toma.
Contra-indicações
Não tome em caso de alergia a algum dos constituintes do medicamento (substâncias ativas ou excipientes). Mantenha afastado do alcance e vista das crianças. Este medicamento destina-se apenas a contraceção de emergência, não devendo ser usado como método regular de contraceção. Se tiver vómitos dentro de três horas após a toma dos comprimidos, deve tomar imediatamente outro comprimido. Não é recomendada a toma a mulheres com disfunção hepática grave. A eficácia pode estar diminuída se sofrer de síndroma de má absorção grave ou doença de Crohn. Se tiver risco de ocorrência de um evento tromboembólico consulte o seu médico antes da toma. Após a toma, o fluxo mentrual pode aparecer uns dias antes ou depois do esperado. Se não ocorrer, realize um teste de gravidez. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má absorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento. Não recomendado a crianças. Recomenda-se a amamentação imediatamente antes da toma e que seja evitada qualquer amamentação durante pelo menos 8 horas depois.