Medicamento indicado para na contraceção de emergência até 120 horas após uma relação sexual não protegida, ou em caso de falha de um método contracetivo.
Modo de utilização
Ingira o comprimido o mais cedo possível, de preferência nas 12 horas após a relação sexual desprotegida. Pode tomar o comprimido até 120 horas (5 dias) depois da relação sexual desprotegida. Pode ser tomado com ou sem alimentos. Se vomitar nas 3 horas seguintes à toma, repita-a imediatamente. Após a utilização é recomendado o uso de um método contracetivo barreira (ex: preservativo) até ao aparecimento da menstruação seguinte. Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico antes da toma.
Contra-indicações
Não recomendado durante a gravidez. Não tome em caso de alergia a algum dos constituintes do medicamento (substâncias ativas ou excipientes). Mantenha afastado do alcance e vista das crianças. Este medicamento destina-se apenas a contraceção de emergência, não devendo ser usado como método regular de contraceção. Não é recomendada a toma a mulheres com disfunção hepática grave ou asma grave tratada com corticoide oral. Não previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Não deve ser tomada mais do que uma vez no mesmo ciclo menstrual. Não tome este medicamento, sem aconselhamento de um profissional de saúde, se estiver a tomar medicamentos para a epilepsia, para a tuberculose ou para o HIV/SIDA. Caso o próximo período menstrual esteja com um atraso superior a 7 dias, tiver características anormais ou se houver sintomas que sugiram gravidez (peito pesado, enjoo matinal) ou em caso de dúvida, deve ser feito um teste de gravidez. Não recomendado a crianças. Não amamente durante 1 semana após a toma. Durante esse período recomenda-se que retire o leite com bomba de forma a manter o aleitamento, mas que o deite fora.